04/02/2021

Reply e Deutsche Telekom dão vida às redes nativas da nuvem

4 de fevereiro de 2021

Com o lançamento da plataforma Access 4.0 (A4), desenvolvida em colaboração com Reply, a Deutsche Telekom está desbravando novos caminhos na construção e no fornecimento de redes. O objetivo do projeto conjunto é substituir os sistemas convencionais de fio rígido por tecnologias altamente automatizadas e baseadas em microsserviços.

Embora a tecnologia de rede com base tradicional necessite meses para ser implantada, o software e a TI são mais rápidos e podem ser implantados quase que instantaneamente e globalmente. Com a desagregação e virtualização de redes de acesso baseadas em arquiteturas nativas da nuvem e código-fonte aberto, a Deutsche Telekom está apresentando uma plataforma econômica, fácil de operar e escalável. A Access 4.0 oferece mais flexibilidade e garante um menor tempo de colocação no mercado, através de uma implementação mais rápida de serviços, como Internet de banda larga e 5G, aos clientes.

A Reply, parceira de co-desenvolvimento, apoiou a Deutsche Telekom nesta transformação de uma telecomunicação tradicional em um provedor baseado em nuvem. A plataforma Access 4.0 assume muitas funções padrão de sistemas de suporte a operações graças à rede definida por software. Com este conceito, a automação é impulsionada e, até mesmo, processos enxutos podem ser implementados facilmente. A desagregação permite selecionar independentemente o melhor hardware e software para qualquer tarefa, é mais flexível e aberto que os sistemas tradicionais.

Walter Goldenits, CTO da Telekom Deutschland explica: “A Deutsche Telekom está alcançando um marco importante em sua transformação em um provedor de telecomunicações baseado em software” e acrescenta: “Estamos, portanto, moldando consistentemente o caminho percorrido pela indústria em direção a soluções baseadas em componentes abertos e desagregados na área de rede fixa também”.

“O setor de telecomunicações está passando atualmente por grandes mudanças. A separação de hardware e software é a chave para mais escalabilidade, flexibilidade e eficiência de custos no controle, gerenciamento e operação de redes. Temos o prazer de compartilhar essa visão, usando uma combinação de microsserviços inovadores com cultura ágil e devops, com a Deutsche Telekom”, comenta Filippo Rizzante, CTO da Reply.

Além do co-desenvolvimento, a Reply oferece suporte à Deutsche Telekom no desenvolvimento de uma estratégia de produção global para a plataforma A4. Isso envolve trabalhar em estreita colaboração com outras operadoras para entender suas respectivas necessidades, bem como se envolver fortemente na comunidade de código aberto.

A Reply [MTA, STAR: REY, ISIN: IT0005282865] é especializada na concepção e implementação de soluções baseadas nos novos canais de comunicação e meios digitais. Com uma rede de empresas altamente especializadas, a Reply define e desenvolve modelos de negócios viabilizados pelos novos modelos de big data, Cloud Computing, mídia digital e internet das coisas. A Reply fornece consultoria, integração de sistemas e serviços digitais para organizações em telecomunicação e mídia, indústria e serviços, bancos e seguros, e setores públicos. www.reply.com