23/03/2023

"Tudo pode ser um bem digital" é o paradigma que resulta da pesquisa "Digital Assets Trends" da Reply

23 de março de 2023

O mercado de ativos digitais está crescendo exponencialmente. Graças à tecnologia blockchain e à nova geração de operadores que utilizam plataformas de tokenização, é possível transformar tudo o que pode ser arquivado digitalmente em um ativo digital, com valor reconhecido e propriedade estabelecida. Isso é o que emerge da nova pesquisa "Digital Assets Trends " da Reply, com base na plataforma the Reply SONAR platform. Ao analisar estudos do setor, artigos científicos, patentes, documentos e conteúdo B2B publicados no último ano, e integrando experiências concretas de clientes da Reply, o estudo examina as principais tendências relacionadas a ativos digitais.

A tokenização é o primeiro passo para trazer assets do mundo real e ferramentas financeiras para a blockchain, representando uma oportunidade especialmente para aqueles de natureza bruta (por exemplo, obras de arte de alto valor, infraestrutura pública, private equity). As principais vantagens dos tokens incluem a construção de uma rede peer-to-peer sem intermediários que também funciona como uma rede descentralizada, rastreabilidade de ponta a ponta com a possibilidade de autenticar a propriedade a qualquer momento e registro automatizado que simplifica todos os aspectos de conformidade.

"Os Digital Assets ainda constituem menos de 1% do sistema financeiro global, mas já cresceram exponencialmente e continuarão esta tendência nos próximos anos", comentou Filippo Rizzante, CTO da Reply. “Hoje, a Reply já está apoia as demandas de diversas instituições financeiras, bem como alguns grandes players da saúde, energia, moda e administração pública, na adoção de digital assets habilitados por uma crescente maturidade do quadro regulatório e o intenso trabalho dos bancos centrais em suas moedas digitais.”

estudo identifica essencialmente 4 macro-categorias de digital assets emergentes: tokens de pagamento, NFT, tokens de utilidade e de segurança.

Tokens de pagamento incluem criptomoedas e stablecoins. Essas moedas ainda não foram emitidas por governos ou outras instituições financeiras, mas são monitoradas e organizadas em uma rede descentralizada. Essa rede também serve como um registro seguro para cada transação, aguardando as primeiras regulamentações que entrarão em vigor em 2024. A rápida e crescente circulação desse tipo de ativo tem levado os bancos centrais a explorar suas moedas digitais, nomeadamente as Moedas Digitais do Banco Central, e o BCE também começou a desenvolver projetos piloto para um euro digital.

Tokens não fungíveis são uma representação digital de assets reais ou nativamente digitais para serem coletados ou usados em mundos virtuais. Os NFTs encontram aplicação em vários setores, incluindo gerenciamento de assets e mercado de arte. Atualmente, eles não estão sujeitos a nenhuma regulamentação e encontram o maior potencial dentro do metaverso.

Tokens de utilidade permitem que o usuário execute uma ação em uma blockchain específica ou aplicativo descentralizado. Eles têm sido especialmente populares para as chamadas ofertas iniciais de moedas (ICOs), mas hoje são principalmente usados para resgatar serviços e produtos digitais em ecossistemas pré-definidos, como os de nuvem ou jogos online.

Tokens de segurança são uma representação digital de um instrumento financeiro tradicional (ações, títulos e derivativos). Como ativos digitais, eles oferecem benefícios adicionais, incluindo maior flexibilidade no processo de criação e distribuição para PMEs e startups. Além dos tokens de segurança existentes lançados pelo Banco Europeu de Investimento, a plataforma Reply SONAR identificou um interesse crescente na tokenização de créditos de carbono, que dizem respeito a um mercado tipicamente opaco e ineficiente como a tecnologia blockchain. Isso poderia revolucionar o lado monetário do ciclo de vida de um offset de carbono tokenizado através da tokenização dos créditos.

Baixe aqui a pesquisa "Digital Assets Trends”

Este estudo faz parte da série "Reply Trend Sonar", que inclui "Digital Experience Trends 2023""Metaverse: the potential beyond the hype", e "Sustainability Trends".

Reply [EXM, STAR: REY] especializada na concepção e implementação de soluções baseadas em novos canais de comunicação e meios digitais. Como uma rede de empresas altamente especializadas, a Reply define e desenvolve modelos de negócio possibilitados pelos novos modelos de AI, big data, cloud computing, meios digitais e Iot. A Reply presta serviços de consultoria, integração de sistemas e serviços digitais para organizações de telecomunicações e meios de comunicação social; indústria e serviços; banca e seguros; e setores públicos. www.reply.com