18/05/2021

Nova pesquisa intitulada “E-commerce trends: mobilidade e vendas de automóveis” analisa a percepção atual do conceito de mobilidade e analisa as últimas tendências tecnológicas

18 de maio de 2021

Através de sua plataforma proprietária de monitoramento de tendências Trend Sonar, a Reply conduziu recentemente um estudo para examinar como o modelo de e-commerce evoluiu ao longo do tempo - particularmente no domínio automotivo - revolucionando o setor e, consequentemente, influenciando as expectativas dos clientes.

Uma abordagem digital e uma forte presença online tornaram-se indispensáveis no setor automotivo, especialmente desde o ano passado, quando a pandemia global colocou o mundo digital em uma via preferencial, recompensando as empresas que conseguiram mudar seu modelo de negócios rapidamente em favor da digitalização.

Durante o ano passado (mais especificamente de abril de 2020 até março de 2021), analisando a frequência de menções de milhões de fontes online - artigos de mídia especializada, mídia de massa, patentes e publicações científicas - a plataforma de monitoramento Trend Sonar da Reply confirmou, de fato, um crescimento de 61% no conteúdo relacionado ao e-commerce automotivo em relação aos 12 meses anteriores.

Uma evolução que começa bem antes. As mudanças não são novidade para o setor automotivo: nos últimos 20 anos este setor foi protagonista de uma revolução sem precedentes. A análise da Reply mostra que todas as condições e pré-requisitos reunidos levaram o setor a se encontrar no limiar de uma nova descontinuidade.

Os primeiros mercados online para carros usados datam de 2000, enquanto alguns anos mais tarde as primeiras plataformas de corretores online começaram a ganhar popularidade, conectando diretamente concessionárias autorizadas e consumidores finais, e oferecendo reservas online, configuração de carros e serviços via materiais digitais. Seguiram-se as primeiras concessionárias online e, nos últimos anos, as montadoras passaram a vender seus veículos diretamente ao consumidor final, adotando os modelos “Direto ao Consumidor”.

Cenário atual: entre o mundo físico e o digital. Com a pandemia da Covid-19, o ritmo da digitalização se acelerou muito: sistemas analíticos digitalizados, ferramentas de precificação e processos de financiamento são agora um padrão necessário para ajudar a aumentar as oportunidades no setor. O estudo da Reply destaca precisamente como, agora, nos encontramos em uma encruzilhada entre a oferta de serviços digitais e tradicionais. De fato, em um futuro próximo, espera-se que serviços, como showrooms 3D, test drives virtuais, ferramentas de configuração avançada e serviços de concierge digital tenham um uso crescente, permitindo que os consumidores testem e configurem online os produtos diretamente.

Ao optar por vendas online diretas aos clientes, os fabricantes de automóveis digitais nativos estão virando o modelo tradicional de compra de automóveis de cabeça para baixo. A jornada do cliente também foi impactada pela atual revolução em curso: leasing, financiamento, escolha de seguradoras e coberturas, ou mesmo o registro dos veículos digitalizaram e automatizaram recentemente a experiência do cliente, reduzindo o tempo de espera e eliminando documentos em papel.

O futuro da mobilidade é cada vez mais virtual. Desde que os serviços de compartilhamento de carros entraram no mercado, a mobilidade começou, de fato, a ser percebida como um serviço construído em torno do mundo digital. Muitos fabricantes de automóveis e fornecedores da indústria estão adotando uma abordagem na qual o carro está se tornando uma plataforma capaz de oferecer acesso a um amplo ecossistema digital de dados e serviços baseados em aplicativos. De fato, no futuro, para além de meio de mobilidade e transporte, espera-se que os automóveis sejam cada vez mais utilizados como ferramenta de levantamento de dados sobre os clientes. O acesso, a troca e o compartilhamento destas informações serão decisivos para definir uma dinâmica futura e para oferecer ao cliente um leque de serviços mais completos e personalizados, podendo incluir soluções propostas pelos próprios clientes.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site da Reply em “E-commerce trends: mobilidade e vendas de automóveis”.

A Reply [MTA, STAR: REY, ISIN: IT0005282865] é especializada na concepção e implementação de soluções baseadas nos novos canais de comunicação e suportes digitais. Com uma rede de empresas altamente especializadas, a Reply define e desenvolve modelos de negócios viabilizados pelos novos modelos de IA, big data, computação em nuvem, mídia digital e internet das coisas. A Reply fornece consultoria, integração de sistemas e serviços digitais para organizações de diversos segmentos, como telecomunicações e mídia; indústria e serviços; bancos e seguradoras; e setores públicos. www.reply.com