22/11/2021

“O trabalho híbrido não é uma tendência passageira”, confirma pesquisa sobre trabalho híbrido realizada pela Reply que analisa a rápida evolução das tecnologias desenvolvidas para apoiar as novas formas de trabalho

22 de novembro de 2021

O aumento da produtividade e a colaboração avançada são apenas parte dos benefícios oferecidos pelos novos modelos de trabalho híbridos que em breve serão o novo normal do mundo dos negócios. Esse foi o resultado da nova pesquisa “Trabalho Híbrido” realizada pela Reply com o Trend SONAR, a plataforma proprietária de detecção e monitoramento de tendências através de Inteligência Artificial, e com o apoio do PAC (Teknowlogy Group).

Em particular, a pesquisa estimou as principais tendências de mercado com base em estudos do setor e evidências coletadas dos clientes da Reply. Os dados de dois grupos diferentes de países foram então comparados: o “Europa-5” (Itália, Alemanha, França, Holanda e Bélgica) e o “Big-5” (EUA, Reino Unido, Brasil, China e Índia), visando entender a maturidade do mercado, depois de um ano e meio de vida pandêmica.

Hoje, as empresas que aceleraram sua transformação digital devido à emergência de saúde definem o modelo de trabalho híbrido, como popular, eficaz e de alto-desempenho, razão pela qual também afirmam que não haverá mais volta ao modelo de trabalho anterior.

Na verdade, além de algumas limitações relacionadas à colaboração remota, que a inovação tecnológica cada vez mais conseguirá minimizar, o novo normal não prevê um retorno em tempo integral aos locais de trabalho físicos como antes, mas sim uma maior flexibilidade e paradigmas de trabalho híbridos. Espera-se que essa abordagem revolucione o design dos escritórios, a cultura corporativa e a experiência geral dos funcionários. Um cenário que irá beneficiar tanto os colaboradores (melhor conciliação entre o trabalho e a vida pessoal, aumento da eficiência no trabalho), quanto às empresas (menores espaços dos escritórios, flexibilidade de horário, contratação de talentos sem necessidade de relocalização).

Filippo Rizzante, CTO da Reply, disse que: “o mundo digital e a tecnologia remodelaram o futuro da experiência do colaborador. Dependendo do contexto de trabalho, seja um escritório ou uma fábrica, o trabalho híbrido será cada vez mais caracterizado pelo suporte e colaboração de um software ou hardware baseado em inteligência artificial, também facilitado pelo fato de que uma maior alfabetização em dados e uma propensão para a digitalização não serão apenas prerrogativas dos desenvolvedores, mas que, em vez disso, desempenharão um papel fundamental para toda a força de trabalho. A transição para modelos de trabalho remotos e flexíveis irá, em certa medida, tornar-se um elemento permanente e a nova cultura corporativa terá que acolher e abraçar a dimensão digital como parte integrante da rotina diária de trabalho, facilitando as ligações sociais e a comunicação in loco e remotamente. Além disso, temas, como sustentabilidade e bem-estar dos profissionais farão cada vez mais parte do DNA das empresas”.

Para habilitar o cenário de trabalho híbrido, as informações devem estar acessíveis na nuvem e a colaboração deve ser possível de forma contínua e instantânea, através da adoção das ferramentas certas para cada negócio e atividade. Na infraestrutura, a computação em nuvem não é apenas uma opção, ela está se tornando o padrão que está impulsionando as arquiteturas híbridas, tanto que os gastos com tecnologias de nuvem pública e privada já representam mais da metade dos atuais gastos com infraestrutura global, o que espera-se que chegue a dois terços até 2024.

Esta aceleração e migração também estão alimentando os investimentos em ferramentas de produtividade que cada vez mais consistem em tecnologias baseadas em nuvem e inteligentes, tanto que o estudo da Reply destaca que, entre os países da Europa-5, este mercado deve atingir € 7,6 bilhões em 2025. O impulso para a computação em nuvem também impulsionará o mercado dos países que compõem o Big-5, que deverá atingir um mercado de € 36 bilhões.

Outra tendência destacada pela pesquisa da Reply é o crescimento da hiperautomação, outra abordagem baseada em Inteligência Artificial que estende o uso da automação para atividades de valor agregado. De fato, em 2025, espera-se que quase metade das maiores empresas globais apoiem os profissionais com tecnologias inteligentes projetadas para ajudar em interações complexas.

A cibersegurança é também uma das principais tecnologias facilitadoras do trabalho híbrido, justamente porque um dos maiores entraves a este tipo de trabalho é a potencial vulnerabilidade das redes empresariais. Por isso mesmo, a segurança é uma das principais áreas de investimento em 2021, algo que não se espera que seja uma tendência de curta duração. Por exemplo, estima-se que até 2025 o mercado de segurança de dispositivos para usuários finais, ou seja, soluções de segurança para PCs, smartphones, tablets e outros dispositivos corporativos, crescerá 45% entre os países que compõem o Big-5 e 34% entre os países da Europa-5.

Um forte foco na sustentabilidade acompanha o modelo de Trabalho Híbrido: A pesquisa da Reply mostra que a força de trabalho, em particular as novas gerações, está em busca de empresas que operem com um propósito sólido, que atuem de forma responsável e sustentável do ponto de vista ambiental, e tenham coragem de se posicionar nos debates sociais e culturais, com padrões e termos ESG corporativos claros e mensuráveis. Por falar em bem-estar da força de trabalho, saúde mental e qualidade de vida ganham cada vez mais relevância no ambiente de trabalho híbrido, ao lado da segurança física.

O trabalho híbrido tornou-se um fator essencial na retenção de talentos e no combate ao grande fenômeno da demissão, com quase metade dos menores de 35 anos, segundo dados globais, pensando em deixar o emprego caso sejam obrigados a retornar ao trabalho em tempo integral no escritório. Como o cenário de negócios continua a mudar, as organizações precisam melhorar suas habilidades e conhecimentos existentes, facilitando o acesso a plataformas de ensino à distância, tanto que se estima que os gastos das Big-5 em plataformas de aprendizagem aumentarão 48% até 2025, atingindo € 16 bilhões, enquanto entre os Europa-5 esse valor chegará a € 2 bilhões.

Você pode baixar a pesquisa completa aqui. Esta nova pesquisa faz parte da série de Pesquisas de Mercado da Reply, que inclui os relatórios “From Cloud to Edge”, “Industrial IoT: a reality check” e “Beyond Digital Marketing” umfasst.

A Reply [MTA, STAR: REY, ISIN: IT0005282865] é especializada na concepção e implementação de soluções baseadas nos novos canais de comunicação e mídias digitais. Com uma rede de empresas altamente especializadas, a Reply define e desenvolve modelos de negócios viabilizados pelos novos modelos tecnológicos, como IA, big data, computação em nuvem, mídia digital e internet das coisas. A Reply fornece consultoria, integração de sistemas e serviços digitais para organizações de diversos setores, entre eles: telecomunicações e mídia; indústria e serviços; bancos e seguros; e setores públicos. www.reply.com