online grocery

PÓS-PANDEMIA: O FUTURO DA SUPPLY CHAIN NA ERA PÓS-COVID19

COVID-19: AS REPERCUSSÕES E AS NOVAS OPORTUNIDADES

A pandemia de COVID-19 teve um impacto nunca visto antes em todas as indústrias do mundo, levando os governos e as autoridades a tomarem medidas drásticas para controlar a propagação do vírus, incluindo confinamentos e restrições à circulação de pessoas e bens. Durante a pandemia, a procura de alguns produtos foi interrompida, enquanto outras categorias, como certos produtos de higiene pessoal, registaram volumes de encomendas sem precedentes.

Mesmo agora, anos após o auge da pandemia as repercussões nos hábitos de compra dos consumidores ainda estão afetando as operações da cadeia de abastecimento global.

PRINCIPAIS IMPACTOS NAS CADEIAS DE ABASTECIMENTO GLOBAIS

growth growth

1) Novas medidas de segurança e reformulação da dinâmica do local de trabalho: Devido ao confinamento e ao distanciamento social, o trabalho remoto ou híbrido tornou-se a norma em muitos locais de trabalho. A COVID-19 desafiou os operadores logísticos e os retalhistas a manterem os níveis de serviço aos clientes, ao mesmo tempo que implementavam novos requisitos de saneamento e segurança, incluindo:

• Requisitos de saneamento e EPI aplicados para mitigar a propagação de germes e limitar o contato físico
• Encerramento de lojas e a necessidade de repensar os futuros projecos de lojas
• Encerramento temporário de fábricas, o que leva a uma escassez de produção e a um aumento da adoção de ferramentas de automatização
• O advento do trabalho híbrido em muitas empresas em todo o mundo

2) Alterações na circulação global de mercadorias: A circulação global de mercadorias foi fortemente alterada durante a COVID-19, causando paradas de trânsito em muitas indústrias, levando a atrasos e perturbações no fornecimento de matérias-primas e a uma urgência de replanejamento da distribuição de mercadorias quase em tempo real.

• No auge da pandemia, a escassez global de opções de transporte aéreo e de mercadorias fez com que os prazos médios de execução das operações mais do que duplicassem: na Ásia (+222% para a China, 217% para a Coreia e 209% para o Japão), na Europa (201%) e nos EUA (200%). (Fonte: Institute for Supply Management)
• Maior ênfase na importância da visibilidade em tempo real dos trânsitos de entrada e de saída para redefinir as prioridades dos envios e satisfazer as necessidades urgentes.

3) Alterações na procura: A crise da COVID-19 também teve um impacto significativo nas despesas dos consumidores. Durante os primeiros confinamentos, os consumidores abasteceram-se de bens essenciais devido ao receio de escassez e as preocupações com a saúde e a segurança. Nas fases posteriores, o teletrabalho e a diminuição da confiança dos consumidores na compra de bens causaram grandes quebras na procura de determinados produtos e serviços.

• Aumento da procura de bens essenciais, como produtos alimentares e de mercearia, produtos farmacêuticos e de higiene
• Diminuição da procura de produtos de moda e eletrónicos, especialmente através dos canais tradicionais (lojas físicas)
• Algumas empresas converteram a sua produção para satisfazer a procura de equipamento de proteção pessoal e de material médico

4) Aumento da importância do canal de comércio eletrónico: a mudança mais duradoura no comportamento dos consumidores, intensificada pela COVID-19, foi a passagem das compras presenciais para o comércio eletrónico. As restrições à circulação, as longas filas de espera e o encerramento de lojas físicas reduziram muitas das barreiras a adoção e levaram as pessoas a experimentar os canais de comércio eletrónico.

• Ir ao encontro do cliente onde ele está: observa-se uma mudança no mundo do retalho e nos comportamentos dos consumidores, acelerando o crescimento do comércio eletrónico em detrimento das lojas físicas. • A mercearia em linha registou um crescimento sem paralelo, com um crescimento do volume de 200-300% ano após ano (Fonte: Rakuten Intelligence)
• Repensar as opções de cumprimento e os métodos de entrega (sem contato)


COMPONENTES PARA UMA CADEIA DE ABASTECIMENTO PREPARADA PARA O FUTURO

growth growth

RREORGANIZAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO

A pandemia da COVID-19 obrigou as empresas de todo o mundo a repensar a logística do espaço de trabalho, desde os escritórios às lojas e armazéns e obrigou muitas empresas a adotar dinâmicas de trabalho híbridas. Soluções ágeis e compostas de gerenciamento de armazéns e pátiossão fundamentais para otimizar a organização do local de trabalho e garantir o bem-estar dos funcionários.

Soluções LEA ReplyTM

DAR PRIORIDADE À CHEGADA DE MERCADORIAS URGENTES

A fim de mitigar o impacto das interrupções dos fornecedores a montante que fornecem componentes, matérias-primas e manter os níveis de produção, é fundamental ter a capacidade de re-planejar as chegadas quase em tempo real.

Soluções LEA ReplyTM

VISIBILIDADE PARA RESPONDER RAPIDAMENTE AS MUDANÇAS

Para se preparar e antecipar futuras interrupções é fundamental ter dados em tempo real e insights acionáveis ao longo dos pontos de contato da cadeia de suprimentos.

Solução LEA ReplyTM

ENCONTRAR O CLIENTE ONDE ELE ESTÁ COM SOLUÇÕES DEDICADAS DE E-COMMERCE

Com o enorme aumento da demanda por compras online, muitos varejistas se viram despreparados para atender ao grande número de pedidos, velocidade e flexibilidade na separação de pedidos e capacidade de entrega são fundamentais.

Soluções LEA ReplyTM

O MOMENTO DE AGIR

Quais são as principais lições que a COVID-19 nos ensinou e como é que as empresas mais inteligentes estão utilizando essas aprendizagens para ganhar vantagem sobre a concorrência?

O coronavírus realçou a necessidade de repensar os modelos tradicionais da cadeia de abastecimento, acelerando a transformação digital e adotando modelos empresariais baseados na tecnologia para lidar com as necessidades deste "novo normal", bem como para se preparar para crises futuras. A agilidade é fundamental, face aos desafios e oportunidades imprevistos do mercado. Enquanto os processos logísticos e informáticos têm estado tradicionalmente nos bastidores, a crise da COVID-19 colocou-os no centro das atenções. Cultivando as lições aprendidas com a pandemia, há grandes oportunidades para os gerentes de logística e TI desenvolverem a robustez de suas arquiteturas e operações de TI para garantir a sobrevivência de suas cadeias de suprimentos e, portanto, do negócio.

A LEA ReplyTM Platform é baseada nos princípios de agilidade e adaptabilidade, por conta de sua arquitetura baseada em microsserviços, permitindo que as soluções sejam rapidamente adaptadas ou desenvolvidas para atender às necessidades específicas dos clientes. A estrutura de API aberta da LEA facilita a adoção de novas tecnologias, como blockchain, IoT, IA, e dispositivos autônomos como AGVs e drones, que devem acelerar mais do que nunca.

Contate-nos

Antes de preencher o cadastro, por favor, leia o Aviso de Privacidade, nos termos do art. 13 do Regulamento da UE n.º 679/2016

Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida

Privacy


Declaro que li a Política de Privacidade e autorizo o processamento de meus dados pessoais para fins de marketing pela Reply SpA, em particular para o envio de comunicações promocionais e comerciais ou para o informar sobre eventos corporativos ou webinars, com métodos de contato automatizados (ex.: SMS, MMS, fax, e-mail e aplicativos web) e tradicionais (Ex.: telefonemas com operadora e correio tradicional).