online grocery

PÓS-PANDEMIA: O FUTURO DA SUPPLY CHAIN NA ERA PÓS-COVID19

COVID-19: AS REPERCUSSÕES INEVITÁVEIS

A pandemia da COVID-19 impactou todos os setores do mundo de maneiras nunca antes vistas. Forçou governos e autoridades a tomar medidas drásticas para controlar a propagação do vírus, como bloqueios e restrições ao movimento de pessoas e mercadorias. Reduções significativas de demanda puderam ser observadas em setores, como moda e eletrônicos, enquanto outras categorias, como produtos de higiene pessoal, experimentaram altos níveis de demanda.

Isso afetou inevitavelmente as cadeias de suprimentos globais e forçou as empresas a adaptar seu planejamento e operações para lidar com esses impactos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Institute for Supply Management, no início de março, mais de 80% das empresas pesquisadas acreditavam que a sua organização seria impactada por interrupções decorrentes da COVID-19. No final de março, esse número aumentou para 95%.

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SUPPLY CHAIN GLOBAL

growth growth

1) Bloqueios e distanciamento social: A COVID-19 está desafiando as operações de logística e os varejistas em relação à sua capacidade de manter os níveis de serviço para os clientes e, ao mesmo tempo, implementar os novos requisitos de segurança/sanitização necessários, devido ao distanciamento social.

• Novas restrições e requisitos de segurança que limitam a presença no local de trabalho.
• Fechamentos de lojas e a necessidade de repensar os futuros designs de lojas.
• Fechamentos temporários de fábricas, levando a escassez de produção.

2) Restrições à circulação de mercadorias: O transporte global de mercadorias foi bastante interrompido pela COVID-19, fazendo com que a circulação parasse em muitos setores e em suas cadeias de suprimentos, criando atrasos e uma urgência para planejar novamente as chegadas quase em tempo real.

• Devido à escassez de opções de transporte (aéreo e de carga), os prazos médios das operações dobraram globalmente: na Ásia (222% na China, 217% na Coreia e 209% no Japão), Europa (201%) e EUA ( 200%). (Fonte: Institute for Supply Management)
• Necessidade de redefinição de prioridade dos trânsitos de entrada e saída para atender a requisitos urgentes.

3) Mudanças na demanda: A crise da COVID-19 afetou significativamente as compras dos consumidores. Durante a quarentena, os consumidores passaram a estocar bens essenciais, devido a temores de escassez ou preocupações com a saúde e segurança. Enquanto na Fase 2, o trabalho remoto, o declínio do poder de compra/confiança e as medidas de segurança causaram grandes quedas na demanda por determinados produtos e serviços.

• Aumento da demanda por bens essenciais, como alimentos e mercearias, produtos farmacêuticos e produtos de higiene.
• Diminuição da demanda por moda e eletrônicos, especialmente nos canais (estabelecimentos) tradicionais.
• Algumas empresas converteram a sua produção para atender à demanda por equipamentos de proteção individual e suprimentos médicos.

4) Aumento da importância do e-commerce: Nos últimos meses, a mudança mais evidente no comportamento do consumidor foi a mudança das compras pessoalmente para o comércio eletrônico. Restrições de movimento, longas filas e fechamento de lojas físicas reduziram muitas das barreiras de adoção e levaram as pessoas a experimentar os canais de comércio eletrônico.

• Atender o cliente onde ele estiver: após o susto da COVID-19, foi possível ver mudanças no mundo do varejo e no comportamento do consumidor, sobretudo a aceleração das vendas por e-commerce em vez de pelas lojas físicas. Isso é evidente no mercado de bens essenciais, onde as compras de supermercado online registraram um crescimento de pedidos entre 200 e 300% em comparação com o mesmo período do ano passado. (Fonte: Rakuten Intelligence)
• Repensar as opções de atendimento e métodos de entrega (sem contato).


SOLUÇÕES PARA REAGIR ÀS NECESSIDADES IMEDIATAS E SE PREPARAR PARA O FUTURO

growth growth

REORGANIZAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO

Com as novas restrições de distanciamento social que impuseram a necessidade de limitar presenças, a reorganização do local de trabalho se tornou essencial para garantir a segurança dos funcionários e permitir que as atividades sejam retomadas com força total.

Soluções LEA ReplyTM

PRIORIZANDO A CHEGADA DE PRODUTOS URGENTES

Para mitigar o impacto das interrupções de fornecedores “upstream”, que fornecem componentes e matérias-primas, e manter os níveis de produção, é essencial ter a capacidade de planejar novamente as chegadas quase em tempo real.

Soluções LEA ReplyTM

VISIBILIDADE PARA RESPONDER RAPIDAMENTE A MUDANÇAS

Nesses cenários, é fundamental ter dados em tempo real ao longo dos pontos de contato da cadeia de suprimentos e entendê-los.

Solução LEA ReplyTM

ATENDENDO O CLIENTE ONDE ELE ESTÁ COM SOLUÇÕES DEDICADAS DE E-COMMERCE

Com o enorme aumento na demanda por compras online, a maioria dos varejistas se viu despreparada para atender a grande quantidade de pedidos, apresentando limites na velocidade da capacidade de coleta e entrega. Enquanto isso, outras cadeias menores não puderam oferecer esse tipo de serviço.

Soluções LEA ReplyTM

É HORA DE AGIR

O que acontecerá depois que a crise imediata terminar? Quando e como as fábricas, lojas e armazéns serão reabertos? A mudança no comportamento de compra do consumidor continuará após a pandemia? Como será o "novo normal" e como as empresas e os consumidores se adaptarão?

Embora não haja uma resposta definitiva para essas perguntas, o Coronavirus destacou a necessidade de repensar os modelos tradicionais da cadeia de suprimentos, acelerando a transformação digital e adotando modelos de negócios liderados por tecnologia para lidar com as necessidades desse “novo normal” e preparar-se para crises futuras. A agilidade é fundamental, diante dos desafios e oportunidades imprevisíveis do mercado. Tradicionalmente os processos de logística e TI ficam nos bastidores, mas a crise da COVID-19 os colocou para a frente. Hoje, há uma enorme oportunidade para os gerentes de logística e TI mostrarem a robustez de suas operações e arquiteturas de TI para garantir a sobrevivência de suas cadeias de suprimentos e, portanto, dos negócios.

A LEA ReplyTM Platform é baseada nos princípios de agilidade e adaptabilidade, graças à sua arquitetura baseada em microsserviços, que permite que as soluções sejam rapidamente adaptadas ou desenvolvidas para atender às necessidades específicas dos clientes. Além disso, a estrutura de API aberta da LEA facilita a adoção de novas tecnologias, como IoT, blockchain, IA, torres de controle e dispositivos autônomos como AGVs e drones, que devem aparecer mais rapidamente do que nunca. O papel dos profissionais de logística nessa próxima fase está longe de terminar. Agora, mais do que nunca, precisamos deles para nos acompanhar nas próximas passagens delicadas do retorno ao normal, ou pelo menos à essa nova versão.

Contate-nos

Antes de preencher o cadastro, por favor, leia o Aviso de Privacidade, nos termos do art. 13 do Regulamento da UE n.º 679/2016

Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida
Entrada inválida

Privacy


Declaro que li a Política de Privacidade e autorizo o processamento de meus dados pessoais para fins de marketing pela Reply SpA, em particular para o envio de comunicações promocionais e comerciais ou para o informar sobre eventos corporativos ou webinars, com métodos de contato automatizados (ex.: SMS, MMS, fax, e-mail e aplicativos web) e tradicionais (Ex.: telefonemas com operadora e correio tradicional).