Diga-me quem você é e eu te digo o que deve ler

Mecanismo de recomendação no segmento editorial

CENÁRIO

Mecanismos de recomendação são sistemas que ajudam os usuários a descobrir itens que possam gostar, por meio do uso de tecnologias de Machine Learning. Recomendações de Produtos estão se tornando um dos meios mais importantes de comunicação entre varejistas e seus clientes. O marketing personalizado ajuda a aumentar o envolvimento do cliente ao mesmo tempo em que impulsiona as vendas nas plataformas de e-commerce. Por outro lado, a análise automatizada ajuda a otimizar a eficiência e a reatividade das ações. Por exemplo, grande parte das receitas da Netflix e da Amazon devem-se aos seus mecanismos de recomendação. Na verdade, 35% do que os consumidores compram na Amazon e 75% do que assistem na Netflix são provenientes de recomendações de produtos baseadas em algoritmos modernos.

SOLUÇÃO

A Reply, que é especialista em gerenciamento de dados com metodologias Big Data e Advanced Analytics, desenvolveu uma versão personalizada de mecanismo de recomendação, que aproveita vários tipos de interação do cliente com o produto (compras, avaliações, visualizações de páginas da Web, ações de compartilhamento social etc.) e se adapta automaticamente com o passar do tempo às necessidades específicas do cliente à partir das ações de feedback coletadas. No quadro abaixo, por exemplo, um mecanismo de recomendação de livros foi personalizado para um cliente no segmento editorial.

COMO FUNCIONA?

Diferentes fontes produzem dados estruturados e não estruturados, incluindo dados transacionais, web clickstream, análise social e avaliações, e estes são direcionados para um Data Lake central. Essa abordagem permite que os dados sejam armazenados em um único local em um formato bruto, cujo histórico foi contido em silos e nunca correlacionados entre si.
Os dados são então separados por vários algoritmos capazes de identificar as preferências e os gostos do cliente, garantindo uma abordagem personalizada, ao invés da segmentação clássica em grupos, mesmo quando o nível de informação disponível é muito diferente entre os clientes. Um exemplo clássico de complexidade é a recomendação de livros, na qual você precisa otimizar ao mesmo tempo relevância, engajamento, diversidade, novidade, requisitos de negócios, entre outros fatores.


how-it-works

Isso pode ser feito, por meio da criação de um conjunto de algoritmos, cada um dos quais projetado para atingir um objetivo específico. Um último algoritmo fica responsável por encontrar a combinação correta para cada cliente. Por exemplo: um cliente pode estar interessado em produtos de um nicho, ao invés de best sellers.
O sistema aprende de duas formas: primeiro: com a obtenção de novos dados (como a compra de um novo produto). Assim, ele pode melhorar o conhecimento das preferências de um cliente e, consequentemente, fornecer recomendações mais relevantes; • Segundo: usando as interações do cliente com o sistema (os cliques nas recomendações exibidas), à partir de uma metodologia chamada “reinforcement learning”, muito semelhante à abordagem de tentar e adaptar que os robôs usam quando aprendem a andar.
Todo o sistema funciona com as etapas diárias de re-treinamento e ajustes em tempo real às recomendações fornecidas. Além disso, pode ser facilmente integrado com os mais diversos sistemas (mobile, web, totens inteligentes etc.) graças à uma interface API simples.

BENEFÍCIOS PARA O NEGÓCIO
  • Novo ponto de contato de marketing
  • Atendimento personalizado
  • Aumento do engajamento do usuário
  • Aumento da fidelização de usuários
  • Aquisição mais rápida de novos produtos
  • Aumento do tráfego na Web