19 de outubro de 2020
A Cluster Reply, empresa do Grupo Reply especializada em tecnologia Microsoft, desenvolveu uma solução digital para apoiar as autoridades de saúde da Baviera no gerenciamento das cadeias de infecção da COVID-19. O objetivo é usar processos digitalizados para conter, rastrear e interromper as cadeias de infecção. Isso resulta em economia de tempo concreta para as autoridades de saúde e suporte valioso para uma rastreabilidade mais completa possível.
A solução é dirigida às autoridades sanitárias e permite a gestão e administração digital das pessoas infectadas com o vírus, bem como possíveis pessoas que tiveram contato. O sistema captura novos casos de coronavírus, através de uma interface fácil de usar para verificar cadeias de infecção conhecidas e identificar novos surtos. Essa solução permite que as autoridades de saúde monitorem a situação em tempo real, analisem a dinâmica da disseminação de casos e tomem medidas imediatas para identificar e conter pontos de acesso individuais em um estágio inicial.
Por meio de um portal de autoatendimento, o qual as pessoas infectadas podem acessar diretamente após o acionamento pelo serviço público de saúde, é possível relatar o seu estado de saúde diariamente (diário de sintomas) e relatar a história de seus contatos. Isso ajuda as autoridades a reconhecer o surgimento de novas cadeias de infecção em potencial mais rapidamente e a tomar as medidas necessárias para isolá-las.
A solução atende aos mais altos padrões de segurança para processamento de dados. Também é possível adaptar individualmente o manejo da cadeia de infecção às necessidades de um estado federal ou município.